sábado, 7 de abril de 2012

SE VOCÊ ENCONTRASSE MACHADO DE ASSIS...


  


SE VOCÊ ENCONTRASSE MACHADO DE ASSIS...

           Pequeno artigo reflexivo


      Se você encontrasse Machado de Assis, perguntaria como escrever romances, como delinear pessoas abstratas e complexas, ou faria apenas uma simples homenagem como esta ? Se eu tivesse a possibilidade transcender o tempo, gostaria de, talvez, conversar com Machado de Assis e perquirir como ele conseguiu impregnar nas letras os vestígios tão profundos da essência humana. Sim, os personagens dos livros são seres da abstração que refletem nossa alma, além de nossas visões e perspectivas mais íntimas. São, ainda, seres que a imaginação delineia nos moldes dos sentimentos, sob infinitos ângulos e formas.


          E nesta arte, Machado de Assis foi impecável, como outros grandes escritores: a arte de edificar personalidades. Veja como os "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" da Capitu marcam  a trama de "Dom Casmurro", conferindo-lhe um tom enigmático. Ainda veja como a célebre frase "ao vencedor as batatas", presente na obra "Quincas Borba", propicia uma feição irônica e, ao mesmo tempo, fortemente humana, a um dos personagens mais curiosos da literatura machadiana, o filósofo do humanitismo. E o que dizer de Brás Cubas ? Muito intenso, em sua célebre frase: "não me casei, não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria". Forte trecho literário, impregnado de uma perplexidade humana que enseja reflexões infinitas, como vários dos personagens de Machado de Assis. 


      Foi por essa genialidade que  a escrita machadiana conseguiu transcender o tempo e se solidificar na literatura brasileira, de forma indelével. O que torna uma obra imortal, enfim, é o que ela nos transmite em termos humanos, propiciando reflexões infinitas sobre a vida, o mundo e o modo como interagimos em sociedade.




Leia mais sobre as obras e a biografia de Machado de Assis nos sites:






Seguem alguns vídeos interessantes sobre Machado de Assis:






Nenhum comentário:

Postar um comentário